terça-feira, 8 de outubro de 2013

BEATRICE ARTHUR - A DAMA DO TEATRO AMERICANO - E UMA DAS MAIORES COMEDIANTES DO MUNDO.



''MAUDE''

COM SEU MARIDO ROBERT ALAN 

AS SUPER-GATAS

Bea Arthur on Broadway: Just Between Friends (Teatro)2002

Teatro


Beatrice Arthur (13 maio de 1922 - 25 de abril de 2009) foi uma atriz, comediante e cantora cuja carreira se estendeu por sete décadas. Arthur alcançou a fama no teatro e TV como o personagem Maude Findlay em 1970 em  sitcoms como ''Tudo em Família/All in the Family'' e ''Maude'' , e, como Dorothy Zbornak no seriado dos anos 1980 ''As Super Gatas/The Golden Girls'' , ganhando prêmios Emmy para ambos os papéis. A atriz de teatro, tanto antes como depois de seu sucesso na televisão, ela ganhou o Prêmio Tony de Melhor Atriz em um Musical para seu desempenho como Vera Charles no elenco original de Mame (1966).  

Ela estudou em Cambridge, voltando à cidade natal para trabalhar no teatro (sua grande paixão). Trabalhou em várias peças fora da Broadway como ''Lisístrata'' (1947); ''A Megera Domada'' (1948); ''Homens Preferem as Loiras'' (1951); ''A Ópera dos Três Vinténs'' (1954); ''Plain and Fancy'' (1955); entre outras até chegar a atuar ao lado de Tallulah Bankhead (grande dama do teatro americano), em Ziegfeld Folies (1956).
Fez Nadine Fesser na estréia de 1957 de Herman Wouk ''Caminho da Natureza'' no Teatro Coronet. Na TV estreou em ''Once Upon a Tune'' (1951 ), fez três aparições no programa ''Studio One'' (TV Series). Entre e 1956 e 1957, intregou o elenco da premiada série ''Ceaser's Hour''. No cinema já estreou veterana aos 37 anos de idade num filme que tinha Sophia Loren como estrela ''Mulher Daquela Espécie/That Kind of Woman'' de Sidney Lumet. Em 1970 fez o personagem principal no premiado com o Oscar ''As Mil Faces do Amor/Lovers and Other Strangers'', estréia da talentosa Diane Keaton.
No teatro era um sucesso com peças como ''A Alegre Divorciada no Cherry Lane'' (1960); ''A questão de posição'' (1962); ''Fiddler on the Roof'' (1964) e principalmente ''Mame'' como Vera Charles melhor amiga da protagonista Angela Lansbury que lhe valeu o ''TONY O OSCAR DO TEATRO''. O musical abriu na Broadway em 1966, estrelado por Angela Lansbury e Beatrice Arthur . A produção tornou-se um sucesso e deu origem a um filme de 1974 com Lucille Ball no papel-título e Arthur reprisando seu papel de apoio (aliás no filme feito para o cinema apenas Beatrice Arthur foi elogiada pela crítica), bem como a produção de Londres, um revival da Broadway, e um revival 40 º aniversário no Kennedy Center em 2006.
Na TV alcançou sucesso mundial de crítica e público em 1971.  Bea Arthur foi convidada por Norman Lear a fazer uma participação na comédia de grande sucesso ''Tudo em Família/All in the Family' , como Maude Findlay , a prima de Edith Bunker . Uma feminista liberal franca, Maude era a antítese do intolerante, conservador republicano Archie Bunker , que divisava-la como um "New Deal fanático ". O personagem fez tanto sucesso que os produtores da CBS, perguntaram -  "Quem é essa garota? Vamos dar-lhe sua própria série".
Essa série, seria intitulado simplesmente Maude . O show, estreando em 1972, encontrou-a viva na comunidade afluente do Tuckahoe, Westchester County, Nova York , com seu quarto marido Walter ( Bill Macy ) e sua filha Carol ( Adrienne Barbeau ). Pelo seu desempenho no papel, Arthur recebeu várias indicações ao Emmy e foi cinco vezes indicada ao GLOBO DE OURO DE ATRIZ DE TV/Golden Globe, incluindo sua vitória com ''EMMY o Oscar da TV'' em 1977 para Melhor Atriz em Série de Comédia, além de ter sido mais quatro vezes indicada ao Emmy de Melhor Atriz de TV.
Maude também ganharia um lugar para Arthur na história do movimento de libertação das mulheres.  A série inovadora não se omitiu diante de sérios temas sócio-políticos da época, que eram bastante tabu para a comédia, a partir da Guerra do Vietnã , a Nixon Administração candidatura de Maude e por um Congresso perigoso, divórcio, menopausa, uso de drogas, alcoolismo, esgotamento nervoso, doenças mentais, aborto, a maus-tratos. Um bom exemplo é o "Dilema do Maude", um episódio de duas partes com exibição perto do dia da Ação de Graças de 1972, em que o personagem de Maude lida com uma gravidez de fim de vida, em última análise, decidi fazer um aborto.
Mesmo que o aborto fosse legal no Estado de Nova York, era ilegal em muitas outras regiões do país e, como tal controvérsia provocou. Como resultado, dezenas de filiados recusou-se a transmitir o episódio em que foi originalmente programado, substituindo ou com uma repetição do início da temporada ou a Ação de Graças especial de TV em seu lugar. No entanto, no momento do verão que foi a reprise com temporada de seis meses depois, toda a artilharia tinha morrido para baixo, e as estações que se recusaram a transmitir o episódio em sua primeira corrida restabelecido para as reprises no verão seguinte. Como resultado, o episódio foi ao ar e relatou 65 milhões de telespectadores nos dois episódios.
O episódio foi ao ar dois meses antes da Suprema Corte dos EUA, legalizar o procedimento em todo o país, no caso Roe versus Wade resultado no início de 1973. Em 1978, entretanto, Arthur decidiu mudar-se da série.

Nos anos 70 além da série de grande sucesso ''Maude'', Bea fez uma participação na série ''Laugh-In (TV Series)''´, no episódio ''Episode dated 25 October 1977'', pela qual recebeu uma indicação ao ''EMMY'' de atriz coadjuvante em musical ou variadade. No ano, seguinte ela co-estrelou em ''Star Wars Holiday Special'', no qual ela teve uma música e coreografia na Mos Eisley Cantina. Além de uma participação num especial de grande sucesso mundial ''The Mary Tyler Moore Hour'' em 1979.
Nos anos 80, voltou para o teatro primeiro na peça ''A Lâmpada Flutuante/Woody Allen 's The Floating Light Bulb''(1981); na TV depois de uma participação na premiada série ''Soap'', ela fez uma rápida aparição no filme ''A História do Mundo - Parte I/History of the World: Part I" de Mel Brooks.

Voltou às séries em 1983 com ''Amanda's'', adaptação da série inglesa Fawlty Towers de 13 episódios e principalmente ''As Super Gatas/The Golden Girls", onde interpretou Dorothy Zbornak (em 177 episódios), uma divorciada professora vivendo em uma casa de Miami propriedade por Blanche Devereaux ( Rue McClanahan ). Seus outras companheiras de quarto incluído a viúva Rose Nylund ( Betty White ) e a mãe de Dorothy, Sophia Petrillo ( Estelle Getty ). Getty era na verdade um ano mais nova que Arthur na vida real, e foi fortemente composta de um olhar significativamente mais no universo dos idosos, mas olhando para todos as idades. A série se tornou um sucesso, e manteve-se a classificação de fixação top-ten por sete temporadas. Bea Arthur levou seu segundo ''EMMY O OSCAR DA TV DE MELHOR ATRIZ DE TV'', no total levou quatro indicações ao EMMY, além de quatro indicações ao ''GLOBO DE OURO DE MELHOR ATRIZ DE TV''. Além do ''People's Choice Awards, USA de melhor performance feminina do ano de 1987. Além de ter levado duas vezes ''O Prêmio de Cultura Pop da TV Land Awards''; apesar de comédia a série trata de vários assuntos difíceis tais como casamento homossexual, atendimento aos idosos e sem-abrigo, a Aids, a discriminação contra as pessoas com HIV, a política de imigração dos EUA, racismo, morte e suicídio assistido. Durante o seu funcionamento original, The Golden Girls recebeu 68 indicações ao Emmy, 11 prêmios Emmy, quatro Globos de Ouro e dois espectadores de televisão de qualidade prêmios. Todas as atrizes principais ganharam o Emmy Awards por suas performances no show. The Golden Girls é um dos três shows, junto com All in the Family e Will & Grace , onde todos os atores principais já ganhou pelo menos um Prêmio Emmy.

Arthur decidiu deixar o show depois de sete anos, e em 1992, o show foi transferido da NBC para a CBS e refeito como The Golden Palace em que as outras três atrizes reprisaram seus papéis. Arthur fez uma aparição em um episódio de duas partes. Com a saída de Bea a outra série não funcionou e foi cancelada depois de 24 episódios.
Em 1988 fez o filme para televisão ''Cara e Coroas/My First Love" de Gilbert Cates, de grande sucesso de público e crítica. Ainda participou das peças ''La Fille du Regiment'' (1994) e ''Bermuda Triangle Avenue'' (1995-1996).
Depois que Arthur deixou ''The Golden Girls'', ela fez várias aparições em programas de televisão e  excursionou pelo teatro com uma peça que falava de uma mulher parecida com a própria Bea, alternadamente, intitulado ''An Evening with Bea Arthur e E então há Bea''. Ela fez uma aparição no desenho animado americano ''Futurama'' , nos Emmy -nomeado 2001 episódio " Amazon Women In the Mood", como a voz do Femputer que governou as mulheres gigantes da Amazônia. Ela também apareceu em um episódio da primeira temporada de ''Malcolm in the Middle'', como a Sra. White, babá de Dewey, que é levado em uma ambulância por razões desconhecidas. Ela foi nomeada para um Emmy de Melhor Atriz Convidada em Série de Comédia por sua atuação. Ela também apareceu como mãe de Larry David na série ''Curb Your Enthusiasm'' de 2005.
Em 2002, ela voltou para a Broadway estrelado em Bea Arthur on Broadway: Just Between Friends, uma coleção de histórias e músicas (com o músico Billy Goldenberg ) baseado em sua vida e carreira. O show foi nomeado para um Tony Award de Melhor Evento Teatral Especial. No ano anterior, tinha sido o primeiro da categoria, e só havia um candidato. Naquele ano, Arthur foi contra performances solo de soprano Barbara Cozinheiro , o comediante John Leguizamo e colega de Arthur no programa de Piscator na nova escola, a atriz Elaine Stritch , que venceu por Elaine Stritch: em liberdade.
Além de aparecer em uma série de programas que olham para trás em seu próprio trabalho, Arthur realizado no palco e na televisão tributos de Jerry Herman , Bob Hope , Peggy Lee e Ellen DeGeneres . Em 2005, ela participou do Comedy Central Roast de Pamela Anderson.
''VIDA PESSOAL''
Arthur foi casada duas vezes. Seu primeiro casamento aconteceu durante o seu tempo no serviço militar, quando ela se casou com o Marinho Robert Alan Aurthur,  um roteirista, televisão e produtor de cinema e diretor, cujo sobrenome ela tomou e manteve (embora com uma ortografia modificada). Pouco tempo depois eles se divorciaram em 1950, ela se casou com o diretor Gene Saks com quem adotou dois filhos, Mateus (nascido em 1961), um ator, e Daniel (nascido em 1964), um cenógrafo;. eles permaneceram casados ​​até 1980.
Em 1972, ela se mudou para a área da Grande Los Angeles e sublocar seu apartamento no Central Park West , em Nova York e sua casa de campo em Bedford, Nova Iorque . 
Em uma entrevista de 2003, enquanto em Londres promovendo seu uma mulher show, ela descreveu a capital Inglêsa como sua "cidade favorita no mundo".
Arthur era um ativista comprometida e muitas vezes apoiando Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais campanhas. Arthur juntou PETA em 1987 depois de Golden Girls episódio anti-peles.  Arthur escreveu cartas, fez aparições pessoais e anúncios colocados contra o uso de peles , foie gras , e exploração de crueldade animal por KFC fornecedores. Em Norfolk, Virginia , perto do local da sede da PETA, há um parque do cão chamado Bea Arthur Dog Park em sua honra.
Defender de longa data os direitos civis para as mulheres, os idosos, e os judeus e comunidades LGBT, em seus dois papéis na televisão e através de seu trabalho de caridade e pessoal franqueza, levou-a a ser citada como um ícone LGBT . 
No que diz respeito a política, Arthur mesma era um liberal democrata que confirmou seus pontos de vista, dizendo: "Eu tenho sido um democrata toda a minha vida. Isso é o que faz com que Maude e Dorothy tão verossímil, temos os mesmos pontos de vista sobre a forma como o nosso país deve ser tratada."
Arthur morreu em sua casa na área da Grande Los Angeles , nas primeiras horas da manhã de sábado, 25 de abril, 2009. Ela sucumbiu ao câncer e seu corpo foi cremado após sua morte.
Em 28 de abril de 2009, a comunidade de Broadway prestou homenagem a Arthur, escurecendo as marquises dos teatros da Broadway, em Nova York, em sua memória por um minuto as 8:00.
Arthur deixou US $ 300.000 para o Ali Forney Centro , uma organização de New York City que fornece alojamento para desabrigados LGBT jovens. O centro foi destruído em outubro de 2012 pelo furacão Sandy.


FILMOGRAFIA.
 2005 Curb Your Enthusiasm (TV Series)
Larry's Mother
- The End (2005) ... Larry's Mother
 2001 Futurama (TV Series)
Femputer
- Amazon Women in the Mood (2001) ... Femputer (voice)
 2000 Enemies of Laughter
Paul's Mother
 2000 Malcolm (TV Series)
Mrs. White
- Water Park (2000) ... Mrs. White
 1999 Emily of New Moon (TV Series)
The Voice
- A Fall from Grace (1999) ... The Voice (as Beatrice Arthur)
 1997 Dave's World (TV Series)
Mel Bloom
- Bad News Barry's (1997) ... Mel Bloom
- Touched by an Agent (1997) ... Mel Bloom
- Dave Barry, Call Your Agent (1997) ... Mel Bloom
 1995 Para o Melhor e Para o Pior
Beverly Makeshift
 1992 The Golden Palace (TV Series)
Dorothy Zbornak Hollingsworth
- Seems Like Old Times: Part 2 (1992) ... Dorothy Zbornak Hollingsworth
- Seems Like Old Times: Part 1 (1992) ... Dorothy Zbornak Hollingsworth
 1985-1992 As Super Gatas (TV Series)
Dorothy Petrillo Zbornak / Dorothy Petrillo-Zbornak / Mother Petrillo
- One Flew Out of the Cuckoo's Nest (1992) ... Dorothy Petrillo Zbornak
- Home Again, Rose: Part 2 (1992) ... Dorothy Petrillo Zbornak
- Home Again, Rose: Part 1 (1992) ... Dorothy Petrillo Zbornak
- Rose: Portrait of a Woman (1992) ... Dorothy Petrillo Zbornak
- A Midwinter Night's Dream (1992) ... Dorothy Petrillo Zbornak
See all 177 episodes »
 1989 Empty Nest (TV Series)
Dorothy Petrillo Zbornak
- Dumped (1989) ... Dorothy Petrillo Zbornak
 1988 Cara & Coroas (TV Movie)
Jean Miller
 1984 P.O.P. (TV Movie)
Rosalyn Gordon
 1984 a.k.a. Pablo (TV Series)
- My Son, the Gringo (1984)
 1983 Amanda's (TV Series)
Amanda Cartwright
- One Passionate Night: Part 2 (1983) ... Amanda Cartwright
- One Passionate Night: Part 1 (1983) ... Amanda Cartwright
- I'm Dancing as Close as I Can (1983) ... Amanda Cartwright
- Last of the Red Hot Brothers (1983) ... Amanda Cartwright
- Aunt Sonia (1983) ... Amanda Cartwright
See all 13 episodes »
 1981 A História do Mundo - Parte I
Dole office clerk (uncredited)
 1980 Soap (TV Series)
Angel
- Jessica's Wonderful Life (1980) ... Angel
 1979 The Mary Tyler Moore Hour (TV Series)
- Episode #1.2 (1979)
 1978 The Star Wars Holiday Special (TV Movie)
Ackmena (as Beatrice Arthur)
 1972-1978 Maude (TV Series)
Maude Findlay
- Maude's Big Move: Part 3 (1978) ... Maude Findlay
- Maude's Big Move: Part 2 (1978) ... Maude Findlay
- Maude's Big Move: Part 1 (1978) ... Maude Findlay
- Phillip's Mature Romance (1978) ... Maude Findlay
- Mr. Butterfield's Return (1978) ... Maude Findlay
See all 141 episodes »
 1977 Laugh-In (TV Series)
- Episode dated 25 October 1977 (1977)
 1974 Mame
Vera Charles
 1971-1972 All in the Family (TV Series)
Maude Findlay
- Maude (1972) ... Maude Findlay
- Cousin Maude's Visit (1971) ... Maude Findlay
 1970 As Mil Faces do Amor
Bea Vecchio (as Beatrice Arthur)
 1963 The Sid Caesar Show (TV Series)
Regular (1963)
 1959 Mulher Daquela Espécie
WAC
 1958 The Gift of the Magi (TV Movie)
Mrs. Abercrombie (as Beatrice Arthur)
 1958 Omnibus (TV Series)
Ugly Witch
- Mrs. McThing (1958) ... Ugly Witch
 1951-1958 Kraft Television Theatre (TV Series)
- Material Witness (1958)
- The Discoverers (1957)
- The Just and the Unjust (1956)
- Patterns (1955)
- Her Father's Butler (1953)
See all 8 episodes »
 1958 The Seven Lively Arts (TV Series)
Hostess
- Gold Rush (1958) ... Hostess
 1955 Max Liebman Presents: Kaleidoscope (TV Movie)
Guest
 1954 Caesar's Hour (TV Series)
Regular (1956-1957)
 1951-1953 Studio One (TV Series)
- Flowers from a Stranger (1953)
- They Came to Baghdad (1952)
- The Guinea Pigs (1951)
 1951 Once Upon a Tune (TV Series) (1951)






''CARAS E COROAS''(Filme TV)1988

AS SUPER GATAS

AS SUPER GATAS

''A História do Mundo - Parte I''(Cinema)1981



''AS MIL FACES DO AMOR''(Cinema)1970



TEATRO




Nenhum comentário:

Postar um comentário