quarta-feira, 4 de setembro de 2013

GINA LOLLOBRIGIDA




Só para ter uma idéia da fama De Gina Lollobrigida, mesmo em Hollywood, é que o gênio Orson Welles simplesmente o diretor do maior filme feito em todos os tempos ‘’Cidadão Kane/Citizen Kane" de 1941, se preparava em 1958 para dirigir um documentário para TV sobre Gina Lollobrigida (mas não foi concluído, pois Welles não era muito mal-visto  pelos produtores de Hollywood, por se meter demais em todos os projetos dos quais ele dirigia).


A fama de Lollobrigida foi tão grande que ela participou em duas paródias na Hanna-Barbera (no desenho ‘’Os Jetsons’’ como (Gina Lollojupiter) e em ‘’Os Flintstones’’ (Lollobrickida)(Gina Lollo Pedra) para tipos da idade da pedra.
Em um episódio da terceira temporada, 1963, os Flintstones contratam uma empregada italiana chamada Lollobrickida, uma paródia sobre Gina Lollobrigida.
 
Gina Lollobrigida (1927) nasceu em Subiaco, Itália, no dia 4 de julho de 1927. Com apenas três anos de idade, foi eleita a criança mais bonita da Itália. Filha de Giovanni que sustentava a família trabalhando numa metalúrgica. Em 1945, mudaram-se para Roma, onde Gina estudou no Instituto de Belas Arte.
Com 18 anos de idade, trabalhava como modelo fotográfico. Começou no cinema fazendo um pequeno papel em "The Black Eagle". Em 1947 o diretor Mário Costa impressionado com o talento da atriz, a convidou para trabalhar nos filmes "L’Elisir d’Amore" e "Der Bajazzo". Ficou muito popular fazendo fotonovelas, e com o nome de Gina Loris ganhou o terceiro lugar no concurso de "Miss Itália" e o segundo lugar como "Miss Roma" de 1947. Em 1949 casa-se com o médico Milko Skofi, que tornou-se seu empresário.
Em 1950 a indústria do cinema descobriu Gina e ela tornou-se muito conhecida, trabalhando em vários filmes. Em 1951 fez "Four Ways Out" e "Enrico Caruso". Howard Hughes, produtor americano, conheceu Gina e convidou-a para filmar nos Estados Unidos. Após o sucesso de ”Other Times" voltou a trabalhar na Europa onde transformou-se numa estrela muito requisitada. Em 1954, voltou a trabalhar em produções de Hollywood contracenando com grandes astros como Errow Flynn e Humprey Bogart e Marcelo Mastroianni.
Todos falavam de sua beleza e seu talento, recebeu muitas honras e encontrou-se com a Rainha da Inglaterra. Em julho de 1957 nasceu seu primeiro filho, e afastou-se temporariamente do cinema, só retornando em 1958, quando filmou com Yul Brynner que substituiu Tyrone Power em "Salomão e a Raínha de Sabá" e com Rock Hudson em "Quando Setembro Vier" e "Strange Bedfellows".
Em 1971 separa-se de Milko. O auge de sua carreira foi alcançado em 1972. Quando Gina deixou o cinema tornou-se fotógrafa, e seu primeiro livro de fotos foi lançado com razoável sucesso na Europa. Em maio 1999, Gina ingressou na carreira política. Ao completar 70 anos, declarou que era a data mais importante na sua vida. Em 2006 casa-se com o espanhol Javier Rigan y Rafols, com quem vivia desde 1984. Ela foi uma das atrizes européias mais populares dos anos 1950 e início dos anos 1960, quando ela ainda era considerada um ícone símbolo sexual . Mais do que um rosto bonito, ela recebeu inúmeros prêmios e indicações por suas atuações em filmes italianos e norte-americanos, trabalhando com muitas estrelas de Hollywood .

Gina Lollobrigida and Fidel Castro
Na década de 1970, ela pegou a imprensa de surpresa , ao fazer uma entrevista exclusiva com Fidel Castro , o líder comunista revolucionário de Cuba .
 
Em 2013, ela vendeu sua coleção de jóias, e doou a quase US $ 5 milhões com a venda para beneficiara terapia com células-tronco de pesquisa.
Nascida Luigina Lollobrigida em Subiaco, Itália, ela foi uma das quatros filhas de uma fabricante de móveis e sua esposa.Suas irmãs são Giuliana (n. 1924), Maria (nascida em 1929) e Fernanda (1930-2011). Ela cresceu em uma pitoresca aldeia de montanha.. Em sua juventude, Gina fez alguma modelagem e, a partir disso, ela participou com sucesso em vários concursos de beleza . Em torno deste tempo, ela começou a aparecer em filmes.
Depois participo de um concurso de beleza mais quem ganhou foi outra futura atriz -Lucia Bosé e segundo lugar ficou com Gianna Maria Canale , ambos se tornaram atrizes também, embora nem chegaria perto o sucesso da Lollobrigida.
Em 1950, Howard Hughes convidou ela para fazer filmes de Hollywood, mas ela recusou, preferindo trabalhar na Europa. Suas performances em filmes italianos , como Pão, Amor e Fantasia(pelo qual recebeu uma indicação ao BAFTA e ganhou uma (Italian National Syndicate of Film Journalists) e Mulher de Roma , e em filmes franceses como Fanfan la Tulipe e Beauties of the Night , trouxe ela a atenção de Hollywood . Ela fez seu primeiro filme americano, O Diabo Riu por Último/Beat the Devil , em 1953, com Humphrey Bogart e Jennifer Jones , dirigido por John Huston .
Em 1955 Lollobrigida apareceu na A Mulher Mais Bonita do Mundo, pelo qual ela recebeu o primeiro David di Donatello de Melhor Atriz . No mesmo ano, ela estrelou em O Corcunda de Notre Dame , dirigido por Jean Delannoy com Anthony Quinn. Em 1959, ela co-estrelou ao lado de Frank Sinatra em Never So Few e com Yul Brynner em Salomão e Sheba . O último foi marcado como o último filme dirigido por King Vidor , e para uma orgia cena incomum em filmes de Hollywood da época.
Em 1961 Lollobrigida foi destaque na comédia romântica Come September , com Rock Hudson , Sandra Dee e Bobby Darin , pelo qual ganhou um Globo de Ouro prêmio. No mesmo ano, ela apareceu com Ernest Borgnine e Anthony Franciosa no drama Go Naked in the World . Em 1962, ela foi novamente dirigido por Jean Delannoy em Venere Imperiale e recebeu Nastro d'Argento e David di Donatello prêmios. Em 1964, ela co-estrelou ao lado de Sean Connery no filme Mulher de Palha . Ela co-estrelou ao lado de Rock Hudson novamente em Strange Bedfellows (1965) e apareceu com Alec Guinness no Hotel Paradiso (1966). 1968, ela estrelou em Buona Sera, Mrs. Campbell com Shelley Winters , Phil Silvers e Telly Savalas . (Este lote foi mais tarde adaptado para o palco musical Mamma Mia!). Para este papel, ela foi nomeada para um Globo de Ouro e ganhou um terceiro David di Donatello prêmio.
Ela apareceu em apenas algumas produções mal recebidos no início da década.
Em meados da década de 1980, ela estrelou na série de televisão Falcon Crest como Francesca Gioberti, um papel escrito originalmente para Sophia Loren , que recusou. Para esse papel, ela recebeu uma terceira indicação ao Golden Globe.. Ela também teve um papel de apoio em 1985 Mini-Deceptions série, co-estrelando com Stefanie Powers de grande sucesso .
Em 1986, ela foi convidada para chefiar o júri do 36 º Festival Internacional de Cinema de Berlim , que recebeu o Urso de Ouro de Reinhard Hauff 's filmeStammheim . Ela disse que a decisão foi tomada por motivos políticos.
Em 1973, ela era um membro do júri do 8 Moscow International Film Festival . Na década de 1990, ela fez algumas aparições em filmes franceses menores e continuou a participar e assistir a festivais de cinema internacionais.
Até o final da década de 1970, Lollobrigida havia embarcado em que ela desenvolveu-se como uma segunda carreira de sucesso como jornalista fotográfa. Ela fotografou, entre outros, Paul Newman , Salvador Dalí , Henry Kissinger , David Cassidy , Audrey Hepburn , Ella Fitzgerald e da equipa nacional de futebol alemã . Ela pegou a imprensa do mundo através da obtenção de uma entrevista exclusiva com Fidel Castro , líder comunista Cuba .. Em 1973, uma coleção de seu trabalho foi publicado sob o título Italia Mia.
Ela se concentrou em outros interesses, como a escultura . Ela mostrou suas esculturas na Itália, França, Espanha, Rússia, Estados Unidos, Qatar, China. Em 1992, ela foi premiada com a Légion d'honneur por François Mitterrand .
Em 1999, ela concorreu sem sucesso para uma das 87 cadeiras da Itália nas eleições para o Parlamento Europeu, com o partido de centro-esquerdados democratas . Em 16 de Outubro de 1999, Gina Lollobrigida foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da Food and Agriculture Organization das Nações Unidas (FAO).
Em agosto de 1947, ela se casou com um esloveno médico, Milko Skofic. Eles tiveram um filho, Milko Skofic, Jr., nascido em agosto de 1948. Skofic desistiu da prática da medicina para se tornar seu empresário. Eles se divorciaram em 1971.
1969, ela foi contratada por um curto período de tempo para George Kaufman, um verdadeiro herdeiro Nova Iorque propriedade. Durante os anos 1960 ela também teve um caso com Christiaan Barnard , médico sul-Africano e pioneiro na cirurgia de transplante de coração.
Em outubro de 2006, aos 79 anos, ela anunciou a da Espanha¡! Hola revista seu noivado com um empresário espanhol de 45 anos de idade, Javier Rigau y Rafols. Eles se conheceram em uma festa em Monte Carlo em 1984 e desde então se tornaram companheiros. O noivado foi cancelado no dia 6 de dezembro de 2006, supostamente por causa da tensão de intenso interesse da mídia.
Em janeiro de 2013, ela iniciou uma ação legal contra Javier Rigau y Rafols, alegando que o seu ex-namorado tinha encenado uma cerimônia secreta em que ele "se casou" um impostor fingindo ser ela em um cartório em Barcelona. Rigau acusado de fraude, dizendo que ele já havia obtido o direito legal de agir em seu nome com uma procuração, e realizou o plano para obter energia extra. "Um tempo atrás, ele me convenceu a dar-lhe a minha procuração . Ele precisava de resolver alguns assuntos jurídicos. Mas ao invés disso eu temo que ele se aproveitou do fato de que eu não entendo espanhol ... Quem sabe o que ele me fez assinar ".
Ela disse para revista ‘’PARADE’’em abril de 2000:.. "Eu estudei pintura e escultura na escola e tornou-se uma atriz por engano ... Eu tive muitos amantes e ainda tenhos romances Eu sou muito mimada. Toda a minha vida, eu tive muitos admiradores. " Ela é da Católica fé. Lollobrigida viveu desde 1949 em seu rancho casa e jardins em Sicília, Itália . Além disso, ela mantém regularmente uma casa na Via Appia Antica em Roma e uma casa em Monte Carlo . Desde 2009, Lollobrigida não permiti visitantes em sua casa.
Em 2013, Lollobrigida vendeu sua coleção de jóias através da Sotheby . Ela doou quase US $ 5 milhões para beneficiara terapia com células-tronco .
MELHORES FILMES: ‘’Fanfan La Tupipe’’ dirigido por Christian- Jaque (1952), para muitos o seu melhor trabalho, o filme foi premiado em Cannes e em Berlin; embora seja uma pequena obra-prima ‘’O Diabo Riu Por Último/Beat the Devil (1953) do genial John Huston, onde contracenou com o grande Humprey Bogart é um dos seus bons papéis, grande sucessos foram ‘’Pão, Amor e Fantasia/Pane, Amore e Fantasia'' (1953), que lhe valeu o prêmio do sindicato italiano (Sindicato Nacional de Jornalistas de Cinema Italiano Melhor Atriz).
''Trapézio/Trapézio'' uma de suas experiências em Hollywood foi um de seus grandes sucessos, onde contracenou com os galãs Burt Lancaster e Tony Curtis, dirigida pelo talentoso Carol Reed. Em 1955 fez o razoável ‘’A Mais Bela Mulher do Mundo/La donna più bella del’ mondo'' dirigida por Robert Z. Leonard, mas cujo título lhe serviu de grande sucesso’’ e que lhe valeu (David di Donatello Awards de Melhor Atriz), apesar de muito bem feito o razoável ''Salomão e a Rainha de Sabá /Solomon and Sheba de 1959, último filme do genial diretor King Vidor, manteve ela em evidência, afinal ela estava deslumbrante. ''Vênus Imperial/Venere imperiale'' de Jean Delannoy (1962), ao lado do talentoso mais hoje esquecido Stephen Boyd, lhe vale mais dois prêmios (Sindicato Nacional de Jornalistas de Cinema Italiano de Melhor Atriz e o David di Donatello Awards de Melhor Atriz ).
Na década de 70 perdeu um pouco de sua fama sumindo um pouco do cinema e da mídia, voltando a chamar atenção na série de Tv Americana ''Falcon Crest" de 1984, um papal feito especialmente para Sophia Loren que recusou (graças a isso recebe uma indicação ao Globo de Ouro de atriz coadjuvante de Tv pela série). Participa também de um filme feito para TV, bem produzido ‘’O Espelho tem duas faces/Deceptions" (1985), estrelado pela bela Stefanie Powers. Em 1997, faz uma pequena participação no filme para o cinema ‘’XXL’ de Ariel Zeitoun.

 


''Quando Explodem as Paixões/Never So Few" (1959) com Frank Sinatra.

''Ana de Brooklyn/Anna di Brooklyn"(1958) dirigido e estrelado por Vittorio De Sica.

''Trapézio/Trapeze" (1956).

''Ousadia de Valente/Il maestro di Don Giovanni" (1954), com Errol Flynn.

''Fanfan la Tulipe'' (1952), com Gérard Philipe.



''Mar Louco/Mare matto" (1963), com Jean-Paul Belmondo.

''Salomão e a Rainha de Sabá/Solomon and Sheba"(1959), com Yul Brynner.

''Pão, Amor e Fantasia/Pane, amore e fantasia" (1953).

''Pão, Amor e Fantasia/Pane, amore e fantasia" (1953), com Vittorio De Sica.

''O Diabo Riu por Último/Beat the Devil" (1953).

COM TONY CURTIS E BURT LANCASTER ''Trapézio/Trapeze" (1956).

''O Diabo Riu por Último/Beat the Devil" (1953).
 


1984 Falcon Crest (TV series)

''Estranhas Irmãs/Deceptions" TV Movie(1985)
 

COM SOPHIA LOREN
 


Bambi Awards winners Gina Lollobrigida, Horst Buchholz and Maria Schell

com AUDREY HEPBURN










GINA EM 2013

Rita Hayworth, Steve McQueen & Gina Lollobrigida

COM MARILYN MONROE


 
FILMOGRAFIA:

1997 XXL
 Gaby Berrebi


1996 Una donna in fuga


1995 As Cento e Uma Noites
 L'épouse médium du professeur Bébel


1988 La romana (TV mini-series)
Margherita


1986 The Love Boat (TV series)
Carla Lucci
– The Christmas Cruise: Part 1 (1986) … Carla Lucci
– The Christmas Cruise: Part 2 (1986) … Carla Lucci


1985 Estranhas Irmãs (TV movie)
Princess Alessandra


1984 Falcon Crest (TV series)
Francesca Gioberti
– Going Once, Going Twice (1984) … Francesca Gioberti

– Tarentella (1984) … Francesca Gioberti

– The Trump Card (1984) … Francesca Gioberti

– Pain and Pleasure (1984) … Francesca Gioberti

– The Intruder (1984) … Francesca Gioberti


1973 No encontré rosas para mi madre
 Netty, aka 'Tani', the photographer


1973 Obraz uz obraz (TV series)
Djina
– Episode #1.7 (1973) … Djina (as Djina Lolobridjida)


1972 Pinóquio e Suas Aventuras (TV mini-series)
Fatina Azzurra (1972)


1972 Rei, Rainha e Três Corações
 Martha Dreyer


1971 Duelo dos Homens Maus
 Alicia


1971 Lodynskis Flohmarkt Company (TV series)
Stargast, herself


1969 Aquele Novembro Maravilhoso
 Cettina


1968 Johnny, O Irresistível
 Evelyn Lake


1968 Noites de Amor, Dias de Confusão
 Carla Campbell


1968 O Marujo Tremendão
Maria (as Miss Gina Lollobrigida)


1968 A Morte Fez um Ovo
 Anna


1967 O Jovem Rebelde
 Giulia


1966 Amante à Italiana
 Lisa


1966 Hotel Paradiso
 Marcelle Cotte


1966 Eu... Eu... Eu... E os Outros
 Titta


1966 A Noite do Prazer
 Domicilla


1965 Amor à Italiana
 Toni Vincente


1965 As Bonecas
 Beatrice (segment "Monsignor Cupido")


1964 Mulher de Palha
 Maria Marcello


1963 Mar Louco
 Margherita


1962 Vênus Imperial
 Paulette Bonaparte


1962 A Beleza de Hipólita
 Ippolita


1961 Quando Setembro Vier
 Lisa Helena Fellini


1961 Nua no Mundo
Guilietta Cameron


1959 Quando Explodem as Paixões
 Carla Vesari


1959 Salomão e a Rainha de Sabá
Sheba


1959 A Lei dos Crápulas
 Marietta


1958 Ana de Brooklyn
 Anna


1956 O Corcunda de Notre Dame
Esmeralda


1956 Trapézio
 Lola


1955 A Mais Bela Mulher do Mundo
 Lina Cavalieri


1954 Pão, Amor e Ciúme
La Bersagliera


1954 A Romana
 Adriana


1954 Ousadia de Valente
 Francesca


1954 A Grande Paixão
 Sylvia Sorrego/Helena Ricci


1953 Pão, Amor e Fantasia
La Bersagliera


1953 O Diabo Riu por Último
Maria Dannreuther


1953 A Insatisfeita
 Gemma Vagnuzzi


1953 As Infiéis
 Lulla Possenti


1952 Esta Noite é Minha
 La caissière du Grand Café/Leïla 1830


1952 Outros Tempos
 Mariantonia (segment "Il processo di Frine")


1952 Esposa por uma Noite
 Ottavia


1952 Fanfan la Tulipe
Adeline La Franchise


1952 Enrico Caruso: leggenda di una voce
 Stella


1951 A Rebelde
 Anna


1951 A Cidade Se Defende
 Daniela


1951 A Tale of Five Cities
 Maria Severini


1951 Amor non ho... però... però
 Gina


1950 Filhas do Desejo
 Margherita 'Rita Buton'


1950 O Drama da Linha Branca
 Donata Sebastian


1950 Alina, a Transviada
 Alina


1950 Miss Italia
 Lisetta Minneci


1949 A Noiva não Pode Esperar
 Donata


1949 A Volta da Perdida
 Agostina


1948 Amor de Palhaço
Nedda, wife of Canio


1948 O Segredo de Don Juan (uncredited)


1948 Folias na Ópera
 Dora Scala


1947 A Casa da Cobiça (uncredited)


1947 Delito
 Un' invitata alla festa (uncredited)


1947 O Elixir do Amor
 Adina's girlfriend


1946 Lucia di Lammermoor (uncredited)


1946 Águia Negra
 Una ragazza alla festa