domingo, 18 de agosto de 2013

CLÁSSICOS DO CINEMA ''A IMPERATRIZ GALANTE/The Scarlet Empress".






Joseph Von Sterbeng realiza sua obra-prima, recriando, a seu modo, a subida ao trono de Catarina II, da Rússia. O filme é um delírio barroco com cenárisos entupidos de estátuas retorcidas, ícones bizantinos, colunas espiraladas, móveis rebuscados e majestosas portas de ferro, todo este espaço dramático apanhado, juntamente com os personagens, por uma câmara fluente. O audacioso e sensual exercício de estilo atinge o auge no ritual do casamento de Catarina e Pedro, na Catedral de Kazan, soberbamente iluminado por Bert Glennon – um trecho de Cinema puro. Os figurinos são de Travis Benton e, na direção de arte, além de Hans Dreier, a coloboração dos artistas plásticos Peter Ballbusch e Richard Kolloesz. A interpretação de Marlene Dietrich, principalmente quando faz a tímida e espantada Princesa, é estupenda (prova que nunca foi uma atriz absorvida pelo seu mito, mas consciente das possibilidades de expressão que lhe ofericia seus diretores em especial Sternberg), assim como é excelente atuação de Sam Jaffe, no Grão-Duque louco. Lodge está perfeito no tipo másculo e durão. Algumas tomadas de multidão são de Alta Traição/The patriot, realizado por Ernest Lubitsch, em 1928, e no papel de Sophia Frederica criança, aparece a filha de verdade de Marlene, Maria Sieber.
A história: Sophia Frederica (Dietrich, excelente no papel) é a filha de um menor alemão príncipe e uma mãe ambiciosa. Ela é trazida para a Rússia por Conde Alexei (Lodge) a mando de Imperatriz Elizabeth (Dresser) para se casar com o sobrinho, o Grão-Duque Pedro (interpretado como um imbecil por Jaffe em sua estréia no cinema). A Elizabeth arrogante renomeia ela Catherine e reforça a demanda da nova edição noiva de um herdeiro ao trono.
Infeliz em seu casamento, Catherine encontra consolo com o Alexei mulherengo, em primeiro lugar, um amante da Elizabeth muito mais. Rejeitou a esta descoberta, ela leva os amantes entre o exército russo para cortejar seu favor. Quando o velho Imperatriz morre 17 anos após o casamento, Peter sobe ao trono russo e toma medidas contra a sua esposa. Logo Catherine parcelas e exercícios de um golpe de Estado, iniciando um reinado como Imperatriz que vai deixá-la conhecido na história como Catarina, a Grande
O filme é notável por sua iluminação atencioso eo expressionista projeto da arte von Sternberg cria para o palácio russo. Na crítico de cinema Robin Wood palavras 's:
um ambiente hiper-realista de pesadelo com suas gárgulas, suas figuras grotescas torcida em contorções agonizantes, suas enormes portas que necessitam de uma meia dúzia de mulheres para fechar ou abrir, seus espaços escuros e sombras sinistras criados pelos lampejos de inúmeras velas, seu esqueleto presidindo a mesa do banquete de casamento real.
Elenco:
     Marlene Dietrich como a princesa Sophie Friederike Auguste von   Anhalt-Zerbst-Dornburg, mais tarde Imperatriz Catarina II
•  John Davis Lodge como Conde Alexey Razumovsky
•  Sam Jaffe como Grão-Duque Pedro, depois Imperador Pedro III
•  Louise Dresser como Imperatriz Elizaveta Petrovna
•  C. Aubrey Smith como Christian August, o príncipe de Anhalt-Zerbst (pai de Catherine)
•  Gavin Gordon como Capitão Grigory Orlov Grigoryevich
•  Olive Conte como Joanna Elisabeth de Holstein-Gottorp (mãe de Catherine)
•  Ruthelma Stevens como Elizaveta Vorontsova , amante de Pedro III
•  Davison Clark como Arquimandrita Simeon Todorsky / Arch-Episcopope
•  Erville Alderson como chanceler Alexey Bestuzhev-Ryumin
Intensamente erótico e dirigido com maestria por Josef Von Stenberg, esse filme tornou-se um marco na carreira de Marlene Dietrich, e é até hoje um dos retratos mais grotescos, luxuriosos e controversos do Império Russo.
Para Martin Scorsese o diretor ''Joseph Von Sternberg'' foi um dos grandes iconoclastas do cinema mundial.
Para Orson Welles o diretor ''Joseph Von Sternberg'' foi um dos mais injustiçados da história do cinema.