domingo, 22 de julho de 2012

ELKE MARAVILHA - MUSA, ATRIZ, APRESENTADORA, JURADA, MODELO... DEFINIR ELKE É ALGO QUASE DIFÍCIL, ELA É TUDO ISSO E MUITO MAIS, UMA DAS MULHERES MAIS IMPRESSIONANTES E INTELIGENTES DO MUNDO.

ELKE MARAVILHA



Elke Maravilha, nome verdadeiro de Elke Giorgierena Grunnupp (Leningrado, atual São Petersburgo, 22 de fevereiro de 1945 (peixes) , é uma manequim, modelo, jurada, apresentadora e atriz nascida na Rússia, naturalizada como alemã, mas que vive no Brasil desde a infância.



APÁTRIDA DE ITABIRA

elke mulher maravilha russa grega afegã de dackar diamante safira
elke mulher maravilha india ninja titã néctar lichia guavira
iara curupira urtiga vampira

elke mulher maravilha orixá do irã mel manjar lúcida que delira
elke mulher maravilha albina catalã pop star mineira da siria
curió curruira orquidea baunilha

elka mulher maravilha galega talismã impar par brilha quando fervilha
elke mulher maravilha pisciana bam bam verbo amar musa culta caipira
clementina de vila antidoto de ziquizira

elke mulher maravilha loba tcham tcham tcham tcham milenar luz de farol de milha
elke mulher maravilha pomba gira iansã iemanjá maria padilha
aranha armadilha bruxa que fada vira

elke mulher maravilha imã elo elã singular oxum versus mentira
elke mulher maravilha prussiana do afã de doar aprátida de brasilia
guaira altamira pra acabar apátrida de itabira

por ITAMAR ASSUMPÇÃO
...Rússia, Alemanha, França e aos 6 anos de idade o Brasil, país das infinitas possibilidades onde todas as raças e crenças convivem lado a lado e até judeu se dá com árabe e vão juntos ao centro de macumba!
ALGUNS MOMENTOS DA GRANDE ELKE MARAVILHA.
...Rússia, Alemanha, França e aos 6 anos de idade o Brasil, país das infinitas possibilidades onde todas as raças e crenças convivem lado a lado e até judeu se dá com árabe e vão juntos ao centro de macumba!
Seus amores: Brasil, Grécia, a raça negra e a parte verdadeira da humanidade que ela conhece não por ler livros, mas por ler pessoas com as quais partilha uma de suas máximas: Mais importante do que viver é conviver!
Suas revoltas: Falta de caráter e mesquinharia!
Ela ainda não sabe o que quer ser quando crescer, mas sabe que o que a natureza determinou está bem feito, que a moral não está no meio das pernas, que o grande barato é não sofrer com o sofrimento e principalmente Eros Anicate Mahan que em grego significa "o amor é invencível nas batalhas".
Cristo, Oxalá, Buda, Oxalufã, Maomé, Oxossi, São Francisco, Ossaim, Dalai Lama, Oxum, Nelson Mandela, Ogum, Alexandre o Grande, Xangô, Clementina de Jesus, Nanã, Tupã, Oba, Itamar Assumpção, Seu Zé Pilintra, Michelangelo, Logunedé, Krishna, Oxumaré, Madre Tereza de Calcutá, Iemanjá, Zumbi dos Palmares, Iansã...
Viva o espírito de Elke!
Elke é espírito e seu espírito deseja AXÉ a tudo que tem alma, e é o espírito principalmente que Elke expressa em seu atual trabalho, o espetáculo musical ELKE - Sagrado ao Profano. Sim, ela está interpretando lindamente canções em vários idiomas, dançando entre o sagrado e o profano como só é possível aos deuses fazer.
Peixes com ascendente Escorpião e lua em Câncer - Aguaceiro de Elke, Elke mar, Elke rio, Elke igarapé, Elke cascata...
 ...de amor!
Foi modelo de Zuzu Angel, Clodovil...
Foi jurada clássica do grande mestre ''Chacrinha''...
E atriz: com impressionantes atuações nos filmes ''Xica da Silva'', pela qual recebeu prêmio de atriz coadjuvante e principalmente ''Pixote, a Lei do Mais Fraco'', onde mostrou que realmente é uma grande atriz, entre outros...
FRASES OU OPINIÕES SOBRE TUDO.
MAIOR DIVERSÃO : CONVIVER
MAIOR ENCANAÇÃO : GENTE MENTIROSA
QUALIDADE : NÃO SABE MENTIR
DEFEITO : PREGUIÇA
RELEGIÃO : TODAS LIGADAS À MÃE NATUREZA
“Eu quero é conviver! A grande arte não é viver, é conviver"!
''Nascemos para contestar as coisas.''

''Sou extremamente política, mas não sou ativista e nunca fui. Não dá certo. Sou anarquista. Há governo, sou contra. Os governos não resolvem, o ideal tem que estar no coração. Meu coração diz que preciso pagar bem as pessoas, não preciso ser de esquerda ou de direita. Nenhuma esquerda resolveu o problema do povo. Sou contra bandeiras, sou a favor de boas maneiras. Todo mundo que segurou bandeira, acabou traindo. Veja nosso Lula, traiu a bandeira. O poder não corrompe, revela.''
''Poderia ter pedido anistia, mas seria pedir desculpas, reconhecer erros que não cometi.''
''Agrado as minorias.''
'' Não escolhi nada, fui escolhida.''
''Não tenho problemas em ficar velha, mas ultrapassada nunca.''
''Fiz três abortos. Sempre soube que não tinha talento para isso, que não saberia educar uma criança. Parir é fácil, mas educar é difícil. Setenta por cento da mulheres que têm filhos não deviam. Sou completamente consciente do passo que posso dar. Eu nunca quis segurar homem. Sempre disse: “Quer ter filhos? Vai ter com outra”. Não estou aqui para interferir no carma de ninguém.''
''Se eu pudesse ser outra pessoa, eu seria...Nelson Mandela,'''
''A moda só tem valor quando te faz crescer, por dentro e por fora. Nós somos macacos pelados. Deus errou na mão com a gente, porque o mais bonito de nós ainda é mais feio que o mais feio dos animais. Daí a necessidade de se utilizar da moda pra se vestir, e com isso transmitir uma mensagem.''
“A gente tem de melhorar dentro e fora a vida toda.''

INFÂNCIA

Eu nasci na Rússia, em Leningrado, em 22 de fevereiro de 45. Sou pisciana, ascendente em Escorpião e lua em Câncer. Sou água, água, água.

Meu pai também era russo, mas lutou contra a Rússia (a favor da Finlândia) em um conflito em 1939. Foi gravemente ferido e ficou preso na Sibéria como traidor da pátria. Depois de um tempo ele foi preso de novo, desta vez em um campo de concentração na França, onde seria morto. Minha mãe escondeu uma arma em mim para levar para o meu pai tentar fugir. Eu tinha seis anos. Chegamos lá, revistaram minha mãe e quando foram me revistar, eu budunhei no pescoço do soldado e ele se derreteu. Meu pai pegou a arma, fugiu e veio ao nosso encontro.

Havia três países que recebiam imigrantes: Canadá, Nova Zelândia e Brasil. Eu conheci uns neo zelandeses, que disseram: "você fez muito bem de vir para o Brasil, lá é um saco!" Viemos para o Brasil e fomos despejados lá na Ilha das Flores, na Baía de Guanabara.

NEGROS

Meu pai for trabalhar em uma fazenda em Minas Gerais. Eu tinha um medo do caralho de negro, nunca tinha visto um. Chorava o dia inteiro, eu era uma criança medrosíssima. Meu pai me tirou esse medo: um dia ele me levou para a casa dos negros e disse: "você vai ficar aí". Depois foi um problema para ele me tirar de lá, eu não queria mais sair. Eu via aquelas negras soltando o cabelo, ficava aquela coisa enorme... eu ficava encantada (suspira)... "Ai que coisa linda... e o meu é loirinho, essa micharia!" Elas falavam: "O seu cabelo é bom, o nosso é ruim". Eu falava: "Não, o seu é que é bom, o meu é ruim", e elas não entendiam nada.

Tenho uma grande influência por causa disso, eu adoro a estética negra.

PESSOAS

Tenho a impressão que nós não somos gente ainda. Tem gente que é rato, tem gente que é ave de rapina... nós temos um monte lá no governo, né? Ainda estamos nesse estágio terrível, ainda não chegamos ao estágio de gente.

Eu percebi que as pessoas inteligentes sabem amar ou pelo menos exercitam o amor. Acho que é a partir do amor que nós vamos virar gente. Já a burrice é uma doença terrível, e não tem cura porque é burrice.

As pessoas dizem que quem não anda é deficiente, quem não vê é deficiente. O Stephen Hawking só mexe um dedo, ele é deficiente? (gargalhada) Meu amor, deficiente sou eu.

Estamos construindo um povo deficiente no país, porque não estamos dando o essencial para o ser humano desenvolver a própria inteligência. E acontecem coisas extraordinárias, por exemplo, com o mínimo de vitaminas e sais minerais, o nordestino é o povo mais brilhante do Brasil. Quer dizer, tem uma compensação que a mãe natureza tá dando, fantástica.

RELIGIÃO

Eu sou uma idólatra. Os índios tinham tótens para lembrar que tudo o que existe na natureza é nosso irmão. Nós somos natureza, gente! Nós olhamos para a natureza, e ah, que beleza, adoro a natureza... como se a gente não fizesse parte dela. Precisamos nos religar.

Nós cagamos no mar, cagamos nas árvores, cagamos em tudo porque, depois de Moisés, nada mais é sagrado. Um Deus só, que nem cara tem aquela merda, é igual ao nazismo e comunismo, é mais fácil de dominar. Imagine dominar um povo que tem 40 mil deuses...

Jesus Cristo não serviu para porra nenhuma, em nome dele estão escravizando a alma das pessoas. Era exatamente o que ele não queria. Em nome de Cristo nós fizemos muito mais merda do que em nome de Hitler.
RAÍZES

Alexandre, O Grande inventou a globalização para integrar. Hoje eles estão usando essa globalização para... KRAU! Eu gosto de gente que integra, detesto raíz, raíz é para árvore.

O que as raízes fizeram com o ser humano? O inglês não aguenta o francês, o francês não aguenta o alemão, o alemão não aguenta o judeu, o judeu não aguenta o árabe, o árabe não aguenta o turco... Ai que saco!

Eu acho que o Brasil é o único país do mundo que tem a possibilidade de integrar e desenraizar o ser humano, aqui judeu se dá com árabe, vão juntos para o centro de macumba (risos).

Isso a gente tem de especial, eu acho que o Brasil é a saída do mundo.

AMIGOS

Conheci muitas pessoas boas no mundo, sou uma pessoa privilegiada. Uma taróloga me disse: "Elke, você é uma pessoa de sorte. Nunca vi, em todas as cartas que já botei, uma pessoa que tenha tantos amigos. Amigos que matam e morrem por você".

MODA

Eu sempre fui antimoda. Comecei com o Guilherme Guimarães, que era o maior costureiro do Brasil na época, mas sempre curti um trem esquisito, eu misturo tudo. Eu saía correndo atrás do Raul (amigo) e cortava as roupas dele, ele ficava doido.

CARNAVAL

Já saí em muito grupo especial, no carro e na avenida. Em cima do carro é legal, principalmente quando não existia sambódromo no Rio. O povo tava do seu lado, você entrava numa garganta. Uma vez, em um desfile, quando cheguei no fim da avenida, perdi totalmente o controle emocional, eu mijava e chorava... Hoje você tá lá e dá de cara com um turista mascando chiclete. Sei lá, perdeu um pouco da magia.

ATRIZ

Um diretor que ganhou um prêmio de cinema no Rio de Janeiro me falou: "Elke, até hoje eu me arrepio quando eu lembro de você no Pixote (onde ela faz um papel de traficante").

Em uma ocasião o menino, Pixote, começou a chorar. "Eu não quero matar a Elke..." E para gente explicar que ele não tava matando ninguém, que ele tava matando a personagem...

Depois das filmagens fiquei moralmente muito machucada, porque aquilo foi muito real. Eu olhei para aquele menino, e vi que ele não tinha saída. Ele não era ator, era o personagem. Sou madrinha dos presidiários e já vi muitos daqueles tipos. Olhava e falava assim: "Meu Deus, não tem saída".

Nunca me acreditei como atriz, mas todo mundo gosta. O Avancini disse: "Você é uma atriz fantástica, pena que não tem vocação". É verdade, se você me bota na frente de 100 mil pessoas, tudo bem, mas se você me dá outro nome e me dá um texto, eu não me garanto. É uma coisa engraçada.

INÍCIO

O Haroldo Costa, que era da produção do Chacrinha, mandou uma foto minha pro Velho Guerreiro. Eu nunca tinha visto o programa do Chacrinha, meu pai não me deixava ver televisão, você acredita? Ele achava que era burrice.

O pessoal da produção me ligou e eu perguntei "Caralho, o que é que eu faço lá?" E me disseram: "É só você julgar o calouro".

Aí, meu amor, eu entrei lá, me sentaram do lado do Pedro de Lara... ele ficava num canto e eu no outro. Ele é uma graça. uma pessoa boníssima. Eu lá com a buzina, ele do meu lado e eu "buuuuu"...

Fiquei 14 anos, aí o Chacrinha brigou com a Globo e foi para a Record, que tinha uma penetração muito pequena, só aqui em São Paulo, e ainda teve o incêndio. Eu vivia às custas desse meu trabalho na TV. O Chacrinha não podia me pagar. O Silvio Santos me chamou e eu fui.

TV

O Gugu, desses poderosos, é uma das poucas pessoas que sabem lidar com o ser humano, ele é extremamente carinhoso, doce. O poder é uma coisa muito esquisita, coitados desses poderosos.

Programa de calouro é uma fórmula ultrapassada, só tivemos três mestres no Brasil: Ari Barroso, Chacrinha, e um pouco o Flavio Cavalcanti. O que veio depois foi para usar as pessoas, não encaminhá-las, então não cumpre mais a finalidade. Uma velhinha definiu isso muito bem. Outro dia me perguntaram se eu não queria mais ser jurada, e eu falei: "Nâo tá mais atingindo o objetivo". Aí a velhinha falou: "O Chacrinha era um palhaço, os outros fazem as pessoas de palhaço".

KARMA & DHARMA

Cada um tem que cumprir a sua finalidade, seja lá qual for, nem que seja de assassino. Tem uma finalidade em ser assassino, em ser ladrão. Se eu fico muito amarrada nessa bolsa, alguém tem que me libertar dela. Se de repente você é assassino, você é o instrumento de Deus que diz: "Porra, aquele lá não tem mais o que fazer na Terra, manda ele embora".

VIRA-LATA

Elke fotoEu sou vira-lata mesmo. Desde criança eu ria para caralho, beijava todo mundo... bom, até hoje eu sou (risos), abano o rabo, adoro!

O Sacha (meu marido) um dia me falou: "Agora eu entendi você. Eu vi um cachorro vira-lata brincando na paraia, aí chegaram dois cachorros de raça e o vira-lata foi brincar com eles. Os cachorros de raça olharam para a cara de seus donos, como quem diz, brinco com ele ou não? O dono não quis, né. O vira-lata saiu e foi brincar sozinho".

PUNK?

Elke Maravilha não apareceu, já nasci desse jeito. É claro que fui piorando com o tempo, piorando pra caralho!

No início eu levava porrada na cara, apanhava na rua (mostra a cicatriz embaixo do lábio). Fui a primeira punk do mundo e nem sabia o que era isso.

Um dia aconteceu uma coisa engraçada: a primeira vez que eu fui à Inglaterra, cheguei no aeroporto e todo mundo ficou me fotografando. Algum tempo depois, mandaram um postal para minha irmã escrito "Visit London", com a minha cara. Virei símbolo na Inglaterra.
''Espírito vem de latim spiritus, que vem a ser álcool. Então, o álcool libera o espírito, libera os de porco também, claro.''
VIDA E CARREIRA


Elke Maravilha é atriz, intérprete musical, apresentadora, modelo. Precursora de um estilo inovador, ousado e único, vem abrindo as possibilidades de caminho estético e comportamental por onde passa e aparece. Elke é uma personalidade artística cujo carisma provoca forte impacto popular, tanto na imagem como na mensagem de alegria, inteligência e irreverência. Devido a isto, já faz parte do imaginário popular brasileiro e pode perfilar com mitos contemporâneos como Carmem Miranda e Artur Bispo do Rosário.
Mesclando exotismo, misticismo, alegria, loucura e profundo conhecimento do humano, sua vibração contagiante a faz mensageira de utopias e portadora de esperanças.
Dra. Nise da Silveira, criadora do Museu de Imagens do Inconsciente, afirmava que Elke é uma Sacerdotisa Dionisíaca, e que, com tal, ilumina caminhos e aquece corações.
Já na década de 60 despontou como símbolo de transgressão e liberação. Visionária como só os que assumem seu delírio, intuiu o movimento holístico e vem exercendo-o tanto em suas relações pessoais como em sua comunicação com o mundo.
Elke Maravilha é uma obra de arte em constante metamorfose e como artista vem trilhando o melhor dos caminhos da arte: Ela apostou e aposta no sonho possível.
Professora, tradutora e intérprete de línguas estrangeiras, incluindo Latim. Foi a mais jovem professora de francês da Aliança Francesa e de inglês na União Cultural Brasil – Estados Unidos;

Fala oito idiomas: alemão, italiano, espanhol, russo, francês, inglês, grego e latim;


 Foi bancária, secretária trilingue e bibliotecária;


Modelo e manequim: Começou a carreira de modelo aos 24 anos com Guilherme Guimarães, tendo trabalhado para grandes estilistas e considerada como inovadora nas passarelas.
“... aos poucos fui me impondo, mesmo como manequim. No início fazia um pouco o jogo, porque também sei ser chique: fazer um cabelo convencional, uma maquiagem leve, etc. Mas aquilo para mim era fantasiar-me. Eu não sou aquilo! E o legal é que os próprios costureiros começaram a entrar no meu barato, entender o meu estilo e proposta estética e fazer roupas especiais para eu desfilar."



 Em televisão começou em 1972, com o Velho Guerreiro, como jurada no “Cassino do Chacrinha”;
“... um dia tocou o telefone com alguém me convidando para ir no programa do Chacrinha. Eu não conhecia porque não via televisão, mas aceitei. Então perguntei a um amigo sobre como era o tal programa e ele me disse que era um programa de auditório que tinha um apresentador que tocava uma buzina o tempo todo. Achei legal, comprei uma buzina e entrei lá buzinando; o Painho se encantou comigo e eu com ele. Foi assim que começou!”

•Foi jurada no “Show de Calouros”, com Silvio Santos;

• Comandou o Talk Show “ELKE”, no SBT;

• Na TV Bandeirantes fez o “Quadro Esotérico” no programa Amaury Jr.;

Novela “A Volta de Beto Rockfeller”, na TV Tupi;

• Participou em “Memórias de um Gigolô”, com direção de Walter Avancini
Seu desempenho como a dona de um bordel foi tão arrebatador, que foi convidada a ser madrinha da Associação das Prostitutas do Rio de Janeiro.

novela Luz do Sol, da TV Record

.2012 Morando Sozinho série de Tv



 No cinema iniciou com o filme “Barão Otelo no Barato dos Bilhões”, com Grande Otelo;


“Quando o Carnaval Chegar” e “Xica da Silva”, de Cacá Diegues
"Em “Xica da Silva” foi premiada com a Coruja de Ouro como melhor atriz coadjuvante."

•“Pixote”, de Hector Babenco;
•“A Noiva da Cidade”, com roteiro de Humberto Mauro e dirigido por Alex Viany;
•“Gente que Transa”, de Silvio de Abreu;
•“A força de Xangô”, direção de Iberê Cavalcante;
•“Elke Maravilha contra o Homem Atômico”, filme infantil de Gilvan Pereira;
•“Xuxa Requebra”, com direção de Tizuka Yamazaki;
•“Tanga – Deu no New York Times”, de Henfil;
Elke Maravilha, em 2010, voltou às telas em "A Suprema Felicidade", filme que marcou o retorno de Arnaldo Jabor como cineasta após 23 anos de afastamento.
Fca Carla é um de 2011,  dirigido por Natal Portela.

• No teatro iniciou na peça “Viva o Cordão Encarnado”, um pastoril, dirigido por Luiz Mendonça;
• Também dirigida por Luiz Mendonça, fez o infantil “O Castelo das Sete Torres” e o musical “Rio de Cabo a Rabo”;
•“Eu Gosto de Mamãe”, uma tragédia dirigida por Clovis Bueno;
•“A Rainha Morta”, onde interpretou Dna. Inês de Castro, dirigida por Luiz Carlos Ripper;
•“O Homem e o Cavalo”, leitura dramática dirigida por José Celso Martinez Correa;
•“Orfeu da Conceição”, dirigida por Haroldo Costa;
•“O Lobo da Madrugada”, dirigida por Ana Maria Dias;
•“Carlota Joaquina”, dirigida por Nuno Leal Maia onde interpretou a rainha Dna. Maria, a Louca;
• Atualmente no musical “Elke – do Sagrado ao Profano” interpretando canções e textos, com direção geral de Rubens Curi e direção musical de Ian Bath.
“Elke Maravilha contra o Homem Atômico”, filme infantil de Gilvan Pereira;“Xuxa Requebra”, com direção de Tizuka Yamazu Gosto de Mamãe”, uma tragédia dirigida por Clovi“Carlota Joaquina”, dirigida por Nuno Leal Maia onde interpretou a rainha Dna. Maria,mente Maravilha é atriz, intérprete musical, apresentadora, modelo. Precursora de um estilo inovador, ousado e único, vem abrindo as possibilidades de caminho estético e comportamental por onde passa e aparece. Elke é uma personalidade artística cujo carisma provoca forte impacto popular, tanto na imagem como na mensagem de alegria, inteligência e irreverência. Devido a isto, já faz parte do imaginário popular brasileiro e pode perfilar com mitos contemporâneos como Carmem Miranda e Artur Bispo do Rosário.
Mesclando exotismo, misticismo, alegria, loucura e profundo conhecimento do humano, sua vibração contagiante a faz mensageira de utopias e portadora de esperanças.
Dra. Nise da Silveira, criadora do Museu de Imagens do Inconsciente, afirmava que Elke é uma Sacerdotisa Dionisíaca, e que, com tal, ilumina caminhos e aquece corações.
Já na década de 60 despontou como símbolo de transgressão e liberação. Visionária como só os que assumem seu delírio, intuiu o movimento holístico e vem exercendo-o tanto em suas relações pessoais como em sua comunicação com o mundo.
Elke Maravilha é uma obra de arte em constante metamorfose e como artista vem trilhando o melhor dos caminhos da arte: Ela apostou e aposta no sonho possível.












Professora, tradutora e intérprete de línguas estrangeiras, incluindo Latim. Foi a mais jovem professora de francês da Aliança Francesa e de inglês na União Cultural Brasil – Estados Unidos;
no musical “Elke – do Sagrado ao Profano” interpretando canções e textos, com direção geral de Rubens Curi e direção musical de Ian Bath.
Elke