DANIEL DAY-LEWIS – Nasceu em Londres, em
1958. É filho do poeta Cecil Day-Lewis e da atriz Jill Balcon, e neto de
Michael Balcon, produtor que deu a Hitchcock a oportunidade de dirigir pela
primeira vez, e produziu as excelentes comédias de Alec Guiness, nos anos 50,
na Ealing, estúdio do qual foi fundador. Daniel estudou na Escola de Teatro Old
Vic, em Brístol. Antes disso, participara de peças no colégio, sendo seu
primeiro papel o de Florizel, em ‘’Winter’s Tale. Apesar de ter feito, aos 12
anos, uma ligeira aparição no excelente filme ‘’Domingo Maldito/Sunday Bloody
Sunday, de John Schlesinger, indicado a vários Oscar’s; como um jovem vandalo
Mas só voltaria atuar no cimema depois de
aparecer, durante o início da década de 80,
na televisão, num episódio da série inglesa ''Shoestring'' como um DJ,
no episódio ''The Farmer Had a Wife'', onde faz uma participação pequena. Ainda
fez na TV, Frost in May (onde jogou um impotente homem-criança) e How Many
Miles to Babylon? (Como a I Guerra Mundial oficial dividido entre lealdade à
Grã-Bretanha e Irlanda) para a BBC ambas em 1982. Onze anos depois de sua
estréia no cinema, Day-Lewis continuou a sua carreira no cinema com um pequeno
papel em ''Gandhi/idem'' (1982) como Colin, um bandido de rua que os bullies o
personagem-título, apenas para ser imediatamente repreendido por sua mãe, o
filme recebeu oito Oscar, além de ser um grande sucesso de bilheteria. No final
de 1982, ele teve sua grande chance de teatro, quando ele assumiu a liderança
em outro país . No ano seguinte, ele teve um papel de apoio como Colin em
''Rebilião em Alto Mar/The Bounty'' é um remake do filme ''O Grande Motim/The
Bounty'' de 1935, aliás e a terceira versão desse filme, que não foi bem de
bilheteria como o primeiro, depois ele entrou para a Royal Shakespeare Company,
aparecendo em Romeo em Romeu e Julieta e em Sonho de Uma Noite de Verão.
''Rebilião em Alto Mar/The Bounty''(1984)
Depois de um filme feito para TV ''My Brother Jonathan'' (1985), para chamar a atenção, Day-Lewis precisava
de um papel ao mesmo tempo difícil e chocante, que desafiasse a ele mesmo e ao
público. Sua grande chance viria com ''Minha Adorável Lavanderia/My Beautiful
Laundrette'' que tornaria seu nome e o do diretor Stephen Frears famosos. O
filme retrata a paixão entre um inglês e um árabe que, juntos, gerenciam uma
lavanderia e enfrentam o preconceito da sociedade londrina; Daniel foi
elogiadíssimo como um punk-gay. A trama aborda muitas polêmicas questões, como
homossexualidade, racismo e da Grã-Bretanha política econômica e política na
década de 1980, o filme foi indicado ao Oscar de Roteiro, foi a primeira
interpretação dele no cinema elogiada pela critíca.
A profunda atuação de Day-Lewis causou
rebuliço ainda maior na indústria cinematográfica americana porque Minha
Adorável Lavanderia estreou em Nova York simultaneamente com outro filme seu,
''Uma Janela para o Amor/A Room With a View'' de 1985, no qual interpreta um
personagem completamente afetado e distinto. Ele encarna Cecil Vyse, o
aristocrático noivo da protagonista vivida por Helena Bonham Carter. Sua
versatilidade simplesmente deixou Hollywood estarrecida. Por ambos os papéis, a
Associação de Críticos de Nova York e o National Board of Review, USA, lhe deram o prêmio de melhor ator coadjuvante
do ano.
Dois anos depois, as expectativas que
rodeavam Day-Lewis se confirmaram em outro filme de época: ''A Insustentável
Leveza do Ser/The Unbearable Lightness of Being'' de Philip Kaufman, feito em
1988. Passado na Tchecoslováquia da década de 1960, o filme abordava a estranha
relação a três de Day-Lewis, Juliette Binoche e Lena Olin, pouco antes da
invasão russa na chamada Primavera de Praga, o filme lhe valeu o Prêmio Boston
Society of Film Critics Awards de Melhor Ator do Ano. Também em 1988, Day-Lewis
tentaria variar seu estilo na deliciosa comédia ''Stars and Bars’’ - conta a
história de especialista em arte britânica (Day-Lewis) viaja por toda a
América, a fim de comprar um raro Renoir pintura no Sul, mas se depara com
alguns personagens loucos no processo, este foi o único filme em que Day-Lewis
fica completamente nú.
Em 1989 o ator conseguiu o seu primeiro
Oscar por seu tocante retrato de um homem com paralisia cerebral em ''Meu Pé
Esquerdo/My Left Food''. Esta era a única parte de seu corpo que ele conseguia
controlar, e a utilizava habilmente para pintar e escrever. Ficou famosa a
decisão de Day-Lewis de não sair da cadeira de rodas mesmo quando não estava
sendo filmado, para compreender ao máximo o sofrimento de seu personagem
inválido. O filme foi bem recebido pela crítica e público, sua atuação brilhante,
notável lhe valeu além do OSCAR DE MELHOR ATOR, os prêmios - o BAFTA Awards de Melhor Ator; Boston Society
of Film Critics Awards de Ator do Ano; o Evening Standard British Film Awards
de Melhor Ator, e ainda o London Critics
Circle Film Awards; o Los Angeles Film Critics Association Awards; Montréal
World Film Festival; National Society of Film Critics Awards, USA; New York
Film Critics Circle Awards; todos de Melhor Ator do Ano.
Além do Oscar, seu sucesso no ano lhe
rendeu um dividendo inesperado: o relacionamento com a atriz francesa Isabelle
Adjani. A revista inglesa Empire o elegeu, em 1990, uma das 50 pessoas mais
bonitas do planeta; cinco anos depois, ele entraria na lista das 100 estrelas
mais sexys do cinema, na lisonjeira 11ª colocação.
O namoro de cinco anos com a atriz gerou
seu primeiro herdeiro, o pequeno Gabriel Kane, nascido em abril de 1995, Mais
tarde, Day-Lewis se envolveu com Rebecca Miller, filha do dramaturgo Arthur
Miller, com quem está casado desde 1996. Este relacionamento lhe rendeu mais
dois adorados filhos: Ronan Day-Lewis (nascido em 1998) e Cashel Blake
Day-Lewis (nascido em 2002).
Depois de Meu Pé Esquerdo, Day-Lewis
tornou-se requisitado para todo e qualquer papel dramático nos Estados Unidos e
na Inglaterra. Seguindo no sentido contrário, ele fez questão de tornar-se
ainda mais criterioso com a escolha de papéis. A pressão foi tão grande que seu
esperado retorno ao teatro, encenando Hamlet com o National Theatre inglês, foi
abreviado quando, uma noite, ele foi embora no meio da peça devido a uma
exaustão nervosa.
Sumiu até 1992, quando num filme de ação:
''O Último dos Moicanos,/The Last of the Mohicans'' de Michael Mann. Para viver
um índio que protege a filha de um coronel britânico em meio à guerra
franco-indígena, Day-Lewis malhou por mais de um ano e ganhou um corpo
invejável. Aos que duvidavam que um inglês pudesse encarnar um nativo
americano, Day-Lewis respondeu com seu típico processo de imersão: ao longo dos
meses de gravação, recusou cigarro industrializado, por exemplo. Fazia questão
de enrolar seu próprio fumo, como os índios moicanos no século XVIII.
Depois, Day-Lewis aceitou o convite do seu
amigo Jim Sheridan, que lhe havia garantido o Oscar com Meu Pé Esquerdo, para
estrelar seu novo filme, ''Em Nome do Pai/In the Name of the Father'' de 1989.
Tratava-se de um drama a respeito de um irlandês injustamente acusado de
participar de um atentado terrorista do IRA. Repetindo a história, mais uma
chuva de indicações e grandes prêmios se seguiu: Ele foi novamente indicado ao
Oscar de Melhor Ator; além de recebido o ''Boston Society of Film Critics
Awards de Melhor Ator. O filme também alterou profundamente a percepção de
Day-Lewis a respeito da Irlanda, a ponto de pedir cidadania irlandesa.
No mesmo ano, o ator tentou mais um filme
de época, ''A Época da Inocência/The Age of Innocence'' de Martin Scorsese. O
resultado foi controverso, o que talvez explique porque, a partir de então, ele
tenha se tornado cada vez mais recluso. Seu próximo filme ocorreria apenas três
anos depois, e provavelmente apenas porque o longa-metragem era baseado na mais
famosa peça de seu sogro, Arthur Miller. Trata-se do drama ''As Bruxas de
Salem/The Crucible" de 1996, no qual sua ex-amante, vivida por Winona
Ryder, lança um vilarejo americano do século XVII em uma histeria inquisitiva
ao afirmar que suas colegas são bruxas com pactos com o demônio.O filme ficou aquém das expectativas da crítica, rendendo apenas uma indicação ao Oscar para Miller, pelo roteiro, e para Joan Allen, que interpretava a resignada esposa de Day-Lewis.
O ator,
porém, não se intimidou e retornou em 1997 com mais um drama irlandês dirigido
por Sheridan: ''O Lutador/The Boxer'', lhe rendendo mais uma indicação ao Globo
de Ouro. A parceria deu sinais de cansaço e nem mesmo a poderosa presença de
Emily Watson poupou o longa do tiroteio da crítica. Day-Lewis deu um basta.
Passou nada menos que cinco anos na Itália, vivendo humildemente como
sapateiro. Retornou aos cinemas convencido por Scorsese, Leonardo DiCaprio e
Harvey Weinstein, o chefão da Miramax. Os três admitiram publicamente que
atraíram Day-Lewis para Nova York sob falsos motivos apenas para convencê-lo,
conjuntamente, de que deveria interpretar o Açougueiro no épico ''Gangues de
Nova York/Gangs of New York''.
Mal sabia o ator que o compromisso lhe
exigiria quase um ano de trabalho ininterrupto, devido aos inúmeros problemas
que a produção teve. E, por todo este tempo, Day-Lewis permaneceu utilizando,
dentro e fora dos sets, o carregado sotaque do seu personagem ('Bill', O
Açougueiro). Além disso, também teve aulas com um açougueiro de verdade para
poder entender o ofício do seu personagem - o violento líder da gangue dos
nativos, que disputa com a gangue dos irlandeses o controle de uma parte de
Nova York.
O
filme dividiu a opinião da crítica, mas houve um consenso geral que indicava o
trabalho de Day-Lewis como a melhor coisa de Gangues de Nova York, tanto que o
filme lhe rendeu mais uma indicação ao Oscar de Melhor Ator; além de ganhar o
''BAFTA Awards de Melhor Ator''; ''Broadcast Film Critics Association Awards de
Ator do Ano''; além do ''Central Ohio Film Critics Association''; ''Chicago
Film Critics Association Awards''; ''Florida Film Critics Circle Awards''; ''Kansas
City Film Critics Circle Awards''; ''Las Vegas Film Critics Society Awards'';
''Los Angeles Film Critics Association Awards''; ''Online Film Critics Society
Awards''; ''Russian Guild of Film Critics''; ''San Diego Film Critics Society
Awards''; ''Satellite Awards''; ''Screen Actors Guild Awards''; ''Seattle Film
Critics Awards''; ''Southeastern Film Critics Association Awards''; ''Vancouver
Film Critics Circle'' e o prêmio mais respeitado por todos o ''New York Film
Critics Circle Awards'' todos de Melhor Ator. Ufa!! Só mesmo esse grande ator.
Depois fez em 2005 o filme ''O Mundo de
Jack e Rose/The Ballad of Jack and Rose" de Rebecca Miller, que não foi bem de
bilheteria. Porém em ''Sangue Negro/There Will Be Blood", no qual ele tem
mais uma estupenda atuação, o filme levou quatro anos para preparação do
personagem. Com este filme, Day-Lewis levou os mais importantes premios do
cinema mundial: Recebeu seu segundo OSCAR DE MELHOR ATOR DO ANO, além dos
prêmis - ''BAFTA Awards''; ''Austin Film Critics Association''; ''Broadcast
Film Critics Association Awards''; ''Central Ohio Film Critics Association'';
''Chicago Film Critics Association Awards''; ''Evening Standard British Film
Awards''; ''o Globo de Ouro''; ''National Society of Film Critics Awards,
USA''; ''New York Film Critics Circle Awards'' entre outros, todos de Melhor
Ator daquele ano. O filme foi muito elogiado pelos principais críticos; ''There
Will Be Blood'' é bravura cinematográfica de um dos modernos mestres do cinema
americano. Poema épico de Paul Thomas Anderson de selvageria, o otimismo ea
obsessão é uma verdadeira meditação sobre a América. Brocas do filme para
dentro do coração negro do capitalismo, onde a dominação, e não ganhar, é o
objetivo final. Em uma carreira definida por performances transcendentes,
Daniel Day-Lewis cria um personagem tão rico e tão imponente, que "Daniel
Plainview" vai assombrar a história do filme para as gerações vindouras.
No final de 2009, ele foi escolhido por Lisa Schwarzbaum da Entertainment
Weekly , Peter Bradshaw do The Guardian , Peter Travers da Rolling Stone e
Michael Phillips do Chicago Tribune e At the Movies como o melhor filme da
primeira década do século 21. Após receber o prémio de melhor ator no SAG
Awards, ele dedicou seu prêmio a Heath Ledger.
Em 2009, Day-Lewis estrelou Rob Marshall
adaptação do musical da Broadway Nine que por sua vez era uma adaptação do
filme ''Oito e Meio de Fellini/8½'' do diretor italiano Federico Fellini de
1963; como diretor de cinema Guido Contini.
Day-Lewis foi indicado para o Globo de Ouro de Melhor Ator - Filme
Musical ou Comédia e Satellite Award de Melhor Ator - Filme Musical ou Comédia
por seu papel, bem como a partilha de indicações para o Screen Actors Guild
Award por Melhor Performance de Elenco em um Filme e Broadcast Film Critics
Association Award de Melhor Elenco e Satellite Award de Melhor Elenco -
Movimento Imagem com o resto dos membros do elenco. O elenco é recheado de
grandes nomes como Marion Cotillard( como sua esposa), Sophia Loren (como sua
mãe).Nicole Kidman (como sua estrela preferida),
Penélope Cruz (como sua amante), Judi Dench (sua figurinista de filmes), Kate
Hudson (uma editora), Fergie (uma prostituta do tempo de infância)... O filme
recebeu críticas mistas, muito injustiçado, a crítica antes mesmo de assistir
ficou comparando com o filme de Fellini.


Cada vez mais criterioso, só aceitou voltar
ao cinema, com um convite de Steven Spielberg em 2012, no filme
''Lincoln/Idem'', o filme relata os esforços do presidente Abraham Lincoln, em
janeiro de 1865, para aprovar na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos uma
emenda à Constituição dos Estados Unidos que ira abolir formalmente a
escravidão no país. Lincoln recebeu aclamação da crítica mundial. ''Lincoln''
recebeu aclamação da crítica, com grande louvor dirigido ao desempenho
Day-Lewis; o filme foi nomeado para doze Oscars , incluindo Melhor Filme.
Por este filme Day-Lewis, bateu um recorde
ao ganhar o seu TERCEIRO OSCAR DE MELHOR ATOR, fato raro, Jack Nicholson ganhou
três mais sendo um de coadjuvante, Walter Brennan ganhou três, mais todos de
coadjuvante, Day-Lewis ganhou todos como ator principal, ele perde apenas para
atriz Katharine Hepburn que tem quatro como atriz principal.
Mais uma vez recebeu uma enxurrada de
prêmios, só para citar alguns, recebeu: O ''Globo de Ouro''; ''BAFTA Awards'';
''Evening Standard British Film Awards''; ''National Society of Film Critics
Awards, USA''; ''Screen Actors Guild Awards ''; ''New York Film Critics Circle
Awards''...
Curiosidades: Seu primeiro papel no teatro
como ator principal foi o de ''Drácula''; Daniel é fã do ator Montgomery Clift.
E ainda foi eleito, pela revista Time, uma das personalidades mais influentes
de 2013. Em sua edição de 5 de novembro, a revista “Time” estampou Day-Lewis na
capa e assim resumiu: “O maior ator do mundo”. Dentre outras coisas, está dito
que ele é “avesso a holofotes”. Por outro lado, mantém-se o dado de que certa
noite, em 1989, Day-Lewis abandonou o palco – “em lágrimas” – durante uma
apresentação de “Hamlet”, da qual era protagonista. Desde então, ele jamais
voltou a trabalhar com teatro, informa o jornal. A causa do surto: o ator teria
visto o fantasma do próprio pai.
FILMOGRAFIA:
2012 Lincoln
Abraham Lincoln
2009 Nine
Guido Contini
2007 Sangue Negro
Daniel Plainview
2005 O Mundo de Jack e Rose
Jack Slavin
2002 Gangues de Nova York
Bill 'The Butcher' Cutting
1997 O Lutador
Danny Flynn
1996 As Bruxas de Salém
John Proctor
1993 Em Nome do Pai
Gerry Conlon
1993 A Época da Inocência
Newland Archer
1992 O Último dos Moicanos
Hawkeye (Nathaniel Poe)
1989 Eversmile, New Jersey
Dr. Fergus O'Connell
1989 Meu Pé Esquerdo
Christy Brown
1988 Stars & Bars
Henderson Dores (as Daniel Day Lewis)
1988 A Insustentável Leveza do Ser
Tomas
1986 Nanou
Max
1986 Screen Two (TV series)
Kafka
– The Insurance Man (1986) … Kafka
1985 Uma Janela para o Amor
Cecil Vyse (as Daniel Day Lewis)
1985 Minha Adorável Lavanderia
Johnny (as Daniel Day Lewis)
1985 My Brother Jonathan (TV movie)
Jonathan Dakers
1984 The Bounty
John Fryer
1983 BBC Play of the Month (TV series)
Gordon Whitehouse
– Dangerous Corner (1983) … Gordon Whitehouse
1982 Gandhi
Colin (as Daniel Day Lewis)
1982 Frost in May (TV mini-series)
Archie Hughes-Forret
– Beyond the Glass (1982) … Archie Hughes-Forret
1982 How Many Miles to Babylon? (TV movie)
Alex
1981 Artemis 81 (TV movie)
Library Student
1981 Thank You, P.G. Wodehouse (TV movie)
Psmith
1980 Shoestring (TV series)
DJ
– The Farmer Had a Wife (1980) … DJ
1971 Domingo Maldito
Child Vandal (uncredited)
FILMOGRAFIA:
2012 Lincoln
Abraham Lincoln
2009 Nine
Guido Contini
2007 Sangue Negro
Daniel Plainview
2005 O Mundo de Jack e Rose
Jack Slavin
2002 Gangues de Nova York
Bill 'The Butcher' Cutting
1997 O Lutador
Danny Flynn
1996 As Bruxas de Salém
John Proctor
1993 Em Nome do Pai
Gerry Conlon
1993 A Época da Inocência
Newland Archer
1992 O Último dos Moicanos
Hawkeye (Nathaniel Poe)
1989 Eversmile, New Jersey
Dr. Fergus O'Connell
1989 Meu Pé Esquerdo
Christy Brown
1988 Stars & Bars
Henderson Dores (as Daniel Day Lewis)
1988 A Insustentável Leveza do Ser
Tomas
1986 Nanou
Max
1986 Screen Two (TV series)
Kafka
– The Insurance Man (1986) … Kafka
1985 Uma Janela para o Amor
Cecil Vyse (as Daniel Day Lewis)
1985 Minha Adorável Lavanderia
Johnny (as Daniel Day Lewis)
1985 My Brother Jonathan (TV movie)
Jonathan Dakers
1984 The Bounty
John Fryer
1983 BBC Play of the Month (TV series)
Gordon Whitehouse
– Dangerous Corner (1983) … Gordon Whitehouse
1982 Gandhi
Colin (as Daniel Day Lewis)
1982 Frost in May (TV mini-series)
Archie Hughes-Forret
– Beyond the Glass (1982) … Archie Hughes-Forret
1982 How Many Miles to Babylon? (TV movie)
Alex
1981 Artemis 81 (TV movie)
Library Student
1981 Thank You, P.G. Wodehouse (TV movie)
Psmith
1980 Shoestring (TV series)
DJ
– The Farmer Had a Wife (1980) … DJ
1971 Domingo Maldito
Child Vandal (uncredited)